MORNING WISHESpor Paradiddle
Ficha TécnicaEngine: Rpg Maker 2003
Versão: 1.1
Data de Ínicio: Agosto de 2007 (com uma série de interrupções)
Data de Término:
Horas de jogo em média: 3h
Introdução Olá amiguinhos! Finalmente! Tenho orgulho em lhes apresentar meu humilde projeto: Morning Wishes. Ele me acompanha como um hobby a alguns anos, mas só agora pude realizar o sonho de compartilhá-lo. Eu ia deixar pra postar por aqui só quando tivesse a demo COMPLETAMENTE livre de erros, mas não resisti!
Eu iria postar aqui uma história gigantesca contando toda minha carreira Maker, mas resolvi deixar isso como opção pra quem terminar a beta...
Sobre o projeto
Resumindo tudo, MW era apenas uma mesa de testes para o meu projeto principal. Só que com o tempo ele ficou tão bacana que se tornou o titular!
Outra coisa, MW é assumidamente Old-School, e simplesmente NÃO QUERO tentar igualar sua parte técnica aos projetos de Xp ou VX. Resolvi torná-lo quase que uma homenagem à era de ouro dos RPGs, e se minha vida de gamer começou como tal, nada melhor que minha carreira Maker começe assim também!!
História
Inicialmente, MW era só uma mesa de testes onde havia apenas um mapa (além dos sistemas) e um personagem com uma espada bacana nas costas. Mas eu precisava de uma história, que acabou baseada em umas conversas a nível filosófico com um grande amigo meu do Ensino Médio.
- Pano de fundoO enredo de Morning Wishes ocorre num planeta Terra futuro, mas com um fato curioso: não há religião. Com a evolução da Ciência o ser humano se tornou mais e mais cético, o que por sua vez desencadeou o evento mais sombrio que a humanidade já viu: guerras contra todas as religiões foram declaradas, com direito às armas mais poderosas que o homem foi capaz de criar. O resultado foi obviamente catastrófico, e gigantescas massas de terra sumiram do mapa. O Caos se espalhou no mundo já em destroços.
E é aí que vivem os personagens de MW, anos depois do maior acontecimento da existência humana. A Guerra Santa finalmente acabou e a Teologia já não existe mais.
- PolíticaApós a crise religiosa, uma medida desesperada foi tomada: foi decidido o banimento de qualquer tecnologia capaz de repetir o genocídio que acabara de ocorrer. Muitos foram a favor, mas muitos foram contra.
Aqueles que preferiam seguir o destino natural das coisas receberam o nome de
Conservadores, enquanto os defensores da tecnologia ficaram conhecidos como
Femtozistas. Ambos permaneceram em contínuo atrito desde que o Ato Mundial Supremo (que baniu tecnologias com potencial nocivo) foi desrespeitado.
Nosso herói, porém, é da chamada
Resistência, um rastro do que foi um dia um grupo de religiosos durante a época da guerra. Agora em proporção desprezível, os poucos resistentes tentam descobrir as conspirações que aparentam predominar entre as pessoas mais poderosas do planeta. Curiosamente, a sede da Resistência está no único território misteriosamente intocado pelas furiosas batalhas de outrora: um pequeno continente chamado
Falnna.
Personagens Zack: O herói. Ao jogar, você percerberá que sua personalidade é volátil: Ora é indiferente, ora aparenta empatia, ora é tomado pela loucura. Trata sua espada, Gilgameth, como um tesouro, por motivos desconhecidos. Viveu sua infância sob tutela do Mestre Ryuke, um dos grandes nomes resistentes.
Acontecem eventos durante o jogo de forma que o jogador descobrirá, junto com o próprio herói, detalhes de sua vida.
É um soldado da Resistência de classe S, em outras palavras um mercenário. Atua na tropa de Ryuke.
Ryuke: Grande referência entre os resistentes. Sério e intimidador.
A história começa com a sua tropa em plena execução de uma missão: desativar um reator Femtozista. Infelizmente as coisas não saem como planejado, e logo Ryuke sai de cena.
Mais detalhes futuramente.
A tropa Ryuke: Uma das tropas resistentes ainda em ativa. Entre a tropa estão Rayne, Lillia, Omar e o próprio Zack. Todos estão em missão no iníco do jogo. Após a mesma, a equipe inteira é dispensada e nosso herói tenta voltar pra casa (tenta).
Kim: Outro general resistente. Possui forte senso de justiça e determinação. Pacato e com físico acima da média.
Apesar da sua missão inicial de resolver os problemas que estão afetando o porto de Illia, é transferido de última hora para desvendar os mistérios do monte Timmasan. Zack é obrigado a acompanhá-lo e encontra uma série de estranhezas no caminho.
Sazuki: Simples, ágil e de natureza equilibrada (reflexo de seus estudos marciais). Um lutador nato, aluno do "Matador de Dragões" de Lorena.
(O jogador o conhecerá muito pouco nessa demo)
: Personagem misterioso. Ataca o herói no decorrer da missão, repleto de fúria e indignação. Quem será e por que odeia Zack?
Bem, sendo essa versão de MW muito curta, não há tempo para aprofundar demais o contexto dos personagens. Conforme o projeto for atualizado mais informações estarão disponíveis e o jogador poderá conhecê-los um pouco mais.
Screenshots
SistemasEu não tinha intenção de falar muito deles (só quem jogar poderá aproveitá-los) mas aí vai. Todos eles foram feitos unicamente por mim Paradiddle.
- Magias: Definitivamente, a "menina dos meus olhos". De todo o tempo dedicado ao projeto, eu diria que mais da metade foi usada na correção desse aqui.
Os personagens nesse jogo não podem usar magias a princípio, mas poderão aprendê-las conforme misteriosas pedras mágicas permitirem. Você deve equipá-las, e você receberá AP caso derrote algum monstro com essência mágica para poder absorvê-las e assim "comprar" técnicas novas.
O sistema é simples, mas você nem imagina quantos fios de cabelo eu arranquei de minha vazia cabeça pra colocá-lo em funcionamento.
Já em uso na demo.
- Recrutas: A Resistência está em crise, e precisa de membros pra sair dessa. Se você encontrar alguém com potencial na sua jornada, não deixe de recrutá-los!
Mais um sistema que acabou com meus finais de semana no ano passado.
Não possui utilidade na demo / utilidade em aberto
- Missões: Zack, por ser um mercenário, pode aceitar qualquer missão paralela que lhe for oferecida. São os famosos sidequests.
Não possui utilidade na demo.
- Fanboy: Hehe. Minha paixão falou mais alto. RPGs de hoje em dia são tão bacanas, que daqui a centenas de anos ainda haverão viciados neles.
Uma singela homenagem minha aos games que fizeram a infância de um garoto no longínquo século XX.
Não aparece na demo / utilidade em aberto
- Confecção de itens: Existem itens em MW chamados de "Itens de Confecção". Leve-os a um ferreiro e veja se ele será capaz de fazer alguma coisa útil com eles!
Em uso na demo / layout sujeito a mudanças
- Livros: Histórias malucas, contos fantásticos, dicas. Tudo você poderá ler na biblioteca.
Não aparece na demo / em construção
Download Por motivos técnicos, terei que esperar algum tempo até finalizar a demo da forma que quero. Peço desculpas.
Créditos & Agradecimentos À minha nova casa como Maker, A Caverna do Dragão! Valeu ao TAXD e aos outros!
Agradecimentos a minha família porque... Bem, por que não?
Agradecimentos especiais ao FBU, que me permitiu certas liberdades que dizem respeito ao
seu jogo. Valeu, gajo!
Obrigado aos criadores de Legion Saga, Demon Legacy, Genesis Saga e tantos outros, pelos ótimos projetos de Rm2k com os quais pude me aperfeiçoar nos eventos ao estudá-los.
Crédito de recursos dado no final do beta. Agradeço à Fazinha (onde quer que esteja e quem quer que seja) por alguns battlechars que fizeram toda diferença no game.
Obrigado ao meu amigo Celta pelo betatesting "primário". Graças a ele algumas bobagens já foram corrigidas.
Algumas satisfações:
Spoiler for Hiden:
1. Paradiddle, eu reparei certas cenas ou mapas que vem de outros jogos.Isso realmente aconteceu. Como inicialmene eu achava que seria o único a jogar MW nessa vida, nem me preocupei muito em "ripar" outros games. Mas depois que surgiu a oportunidade de postá-lo nas comus, fiz questão de pelo menos editá-los e torná-los diferentes do que eram inicialmente.
No final das contas, as cenas que copiei poderiam ser feitas facilmente por mim ou qualquer eventer intermediário (modéstia a parte), e de qualquer jeito não é um problema lá muito sério, pois de cabeça lembro apenas de 1 mapa e 2 pequeninas cenas que ripei (quem jogou Legion Saga vai perceber na hora). Repito que eu as editei mesmo assim.
2.Seu jogo virá "encriptado"? Ao estilo Rm2k, sim. Não tenho problemas em deixar os outros usarem meus recursos, mas evitarei ao MÁXIMO que os
jogadores de MW descubram os "secrets" do projeto na tela de edição, mas quando estiverem no controle de Zack. Capiche?Quer um recurso gráfico usado em MW? É só me pedir que eu vou ceder sem problema. Quer aprender a criar um sistema que nem o meu? Me avise por MP que eu vou ajudá-lo a ENTENDER como foi que programei tal coisa da melhor forma que puder.
3. Tive uma idéia de.....Sugestões são bem-vindas. Se não quer postar aqui pra evitar possíveis spoilers, me mande por MP mesmo, ou para meu e-mail (só quem teminar a demo saberá).
4. Paradiddle, eu percebi que há um erro de continuidade quando...Só coloquei isso pra dizer uma coisa. Essa demo é apenas uma APRESENTAÇÃO do que pretendo transformar MW um dia. É perfeitamente normal que alguma coisa não esteja bem explicada ainda. E mais: quem jogar até o fim da demo perceberá que MW está, mais do que tudo, repleto de mistérios e pontas soltas. Isso é proposital, pois quero desenvolver MUITO o enredo ainda.
5. Por que bulhufas Morning Wishes?Pois é. Na época eu escolhi esse nome de forma completamente aleatória. Como não estou a fim de trocá-lo (já me acostumei), eu farei uma coisa bem inusitada. Ao invés de dar título ao jogo com base em seu conteúdo, eu bolei eventos de forma que o game se encaixará no seu título. É meio confuso de entender, mas em futuras versões vocês vão perceber o que quero dizer...

E por enquanto é só.
Eu realmente queria que o projeto estivesse pronto até o final de Julho, mas não posso postá-lo do jeito que está. Quero deixar o beta no melhor estado possível pra manter o padrão de qualidade Paradiddle. Gosto de fazer as coisas do jeito certo, acho que você membro merece jogar o melhor que eu posso oferecer e não descansarei enquanto não ter CERTEZA que você vai se divertir com MW. Então, por questão de princípios eu não vou postar antes do tempo!
....
....
.....É mentira. O fato é que não aguento mais testar meu jogo depois de 3 longos anos e o fato de ter muita coisa a consertar ainda não ajuda em nada....

Quando eu tiver paciência de arrumar os (inúmeros) bugs de MW eu disponibilizo o game...
Até mais a todos!